terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Verona, o berço do romantismo!


Hoje nossa viagem pecorre os caminhos do romance, e para tal nada melhor que sentir de pertinho as emoção da ficção* romantica mais famosa da história, Romeu e Julieta.  Pensando nisso nosso passeio nos levou à Verona, na região de Vêneto, Itália.


Verona fica muito próxima à Veneza, inclusive foi rota em nosso caminho justamente por isso, pouca gente sabe e acabam deixando de conhecer uma das cidades mais encantadoras da Europa. De Veneza para Verona, seguindo de carro pela autoestrada são nada mais que 1hora! E garanto vale muuuuito a pena passar essa uma horinha no carro, pois a estrada que liga essas cidades é uma coisa absurdamente linda e cheia de encantos.
É muito fácil achar estacionamento em Verona bem próximo aos pontos turísticos, e ao contrário dos valores pagos em Veneza, que podem assustar o possível viajador aventureito, garanto que em Verona os preços dos estacionamentos são bem em conta, ou seja os preços normais, variando entre 2 e 5 euros por dia.
Assim começamos a exploração da cidade dos apaixonados pela Praça Bra (Piazza Bra), que além de ser uma praça muito arborejada e linda, é cercada de barzinhos/lanchonetes o que torna o clima mais agradável e convidativo.
Junto a Piazza Bra, temos o nosso primeiro encontro artístico com a arena de Verona que diga-se de passagem possui uma fachada muito bem conservada.
Arena de Verona

Seguindo a pé encontramos as caracteristicas ruas italianas, estreitinhas e chamosas cheia de lojas e que nos levam a Piazza Erbe. 
Piazza Erbe

Essa é a vista do alto da torre dei lamberti, a foto foi editada para abranger as dimensões


Chegando a esse ponto você tem duas opções: primeira  segue à sua esquerda admira a praça erbe e aproveita para subir na Torre Dei Lamberti coisa que eu  aconselho muito, primeiro porque como eu explico no vídeo é de elevador e o que sobra pra subir a pé são poucos degraus, depois porque se vê toda a cidade de Verona.
 Descendo de lá e voltando à praça Erbe segue o caminho oposto e encontraremos o que muitos consideram a casa de Julieta com estátua da musa de Romeu em exposição e com a tradição de tocar o seio da moçoila para ter sorte... é melhor não arriscar né? Aconselho a ir lá e tocar mesmo, entretanto não se metam a engraçadinhos para tentar “tocar com a boca” (quase todo brasileiro faz isso e ... bem feito queimam os lábios!!!).  
Entrada para casa de Julieta


Fachada da casa de Julieta e sua famosa sacada

Estátua de Julieta

 Também é comum jovem escrevendo juras eternas no muro da suposta casa de Julieta.  

 A suposta casa de Giullieta pode ser visitada pagando-se entrada, existe mobília e tudo!  A coisa engraçada é que a certo momento da visitação, perto da fomosa sacada onde Julieta aparecia à procura de Romeu, percebe-se só mulheres (do mundo todo) e os homens costumam descer,  assim elas figem que procuram seu Romeu e eles fotografam sua Julieta. Por um momento todos são protagonistas da história de amor mais linda e mais triste conhecida pelo mundo.

Não é redundante reforçar, vale muito a pena ir em Verona, nem que seja por umas horas.

“Mas, qual luz é essa que acaba a sombra daquela janela?
A janela é o oriente, e Julieta o sol... Oh é a minha amada é o meu amor”


(*Sei que existem estudiosos que defem a tese de que a histórica é veridica, eu, no entanto vou com a maioria e considero tão somente uma das grandes e geniais histórias de Shakespeare.)

5 comentários:

  1. Parece ser um lugar realmente bonito mais so pelo fato de ser romantico eu não iria prefiro a Russia e a Alemanha

    ResponderExcluir
  2. verona é meio conhecida, mas acho os países nórdicos mais legais

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. a cidade parece ser bem bonita.. (:

    --------------------
    O fantástico Mundo de Letícia - UM BLOG SOBRE TUDO, TUDO MESMO!

    Último post: Sexo, Drogas e Rock and Roll... Tirando o Rock and Roll!!!

    http://ofantasticomundode-leticia.blogspot.com/

    Pra me seguir no twitter: @LeticiaLaleska

    ResponderExcluir
  4. Linda essa cidade , com seu blog dá a maior vontade de viajar ...

    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Estou encantada com tudo o que descreveu e as imagens. Lindo.

    ResponderExcluir